Como a tecnologia pode ajudar no enfrentamento ao trabalho infantil ?

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem ganhando cada vez mais relevância na vida dos cidadãos brasileiros. 

Dependendo da classe social de um indivíduo, é possível que praticamente todas as pessoas em sua volta estejam conectadas à rede mundial de computadores. 

Todos os dias pesquisadores trabalham arduamente no desenvolvimento de novas tecnologias com capacidade de promover avanços astronômicos para humanidade.

Qual seria a responsabilidade desses avanços para colaborar com a redução das desigualdades sociais? 

Enquanto você lê este artigo, é provável que existam crianças trabalhando por não ter o que comer em sua cidade. 

Atuando como Cientista de Dados na Cooperativa Unilivre, tive a oportunidade de aprofundar no desenvolvimento de tecnologias que colaborem para construção de uma sociedade mais justa. 

Neste texto, pretendo compartilhar um pouco da minha experiência nas pesquisas pesquisas sobre o trabalho infantil e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e alguns GIF’s! 

Seguindo:

  1. Um grande desafio para o século XXI
  2. Como a tecnologia pode ajudar no combate ao trabalho infantil?
  3. O que temos feito?
  4. Conclusão

Um grande desafio para o século XXI

Com o avanço tecnológico, surge um novo problema que a humanidade jamais pensou em enfrentar, excesso de informação. 

Uma estimativa feita em 2014 pela empresa de consultoria digital IDC mostra que o conteúdo digital dobra a cada dois anos no mundo, saltando de 213 bilhões de gigabytes em 2013 para 1.600 bilhões em 2020.

Mas, por que isso seria um problema? 

Com as limitações de tecnologia e do número de pessoas qualificadas, atualmente a maior parte deste gigantesco volume de informação não está sendo utilizada para nenhuma finalidade.

Imensos recursos são investidos para armazenar os dados em datacenters e servidores porém ainda não sabemos exatamente o que fazer com eles. 

No mundo corporativo, empresários conservadores já falam que os dados são o novo petróleo. 

Empresas digitais como Google, Facebook, Uber, Ifood já são negócios totalmente baseados no uso da informação. 

Como a tecnologia pode ajudar a combater o trabalho infantil

Antes de aprofundar no escopo proposto, recomendo a leitura do artigo Tudo que você precisa saber sobre o Trabalho Infantil

Nele trazemos detalhadamente conceitos, mitos e uma análise sociológica sobre o fenômeno do trabalho infantil, que manifesta-se em nossa sociedade de forma silenciosa porém bastante evidente.

Para este texto, por sua característica, a argumentação perpassa sobre como os dados apresentam uma gigantesca oportunidade de compreendermos e combatermos este problema social. 

“Informação é poder, porém se a tens tal domínio e não o divulgas, torna – te responsável pela ignorância alheia.” – Ivan Teorilang

Acredito que esta frase resume bem como alguns utilizaram da informação (ou a falta dela) para dominar as massas em nossa história, mas isto é assunto para outro artigo. 

Agora vamos apresentar perspectivas mais práticas para o tema. 

Democratização dos dados

A democratização de dados é um conceito que vem se expandindo com grande velocidade no ambiente corporativo. 

Seu principal postulado é que, dentro das organizações, os dados estejam disponibilizados permitindo que qualquer colaborador tenha capacidade de coletar e analisar dados sem ajuda de terceiros. 

Expandindo o conceito para o âmbito da gestão pública, uma analogia seria garantir que o cidadão médio consiga consultar e entender fatos e estatísticas de forma independente.

Você pode estar se perguntando: “Mas já não existe o princípio da transparência na administração pública ?” 

Trabalhando com pesquisas posso dizer que os dados estão longe de ser democratizados, por mais que a existência deste princípio seja verdadeira, a prática no dia a dia de quem deseja usar a informação para o bem estar social é totalmente diferente. 

Um dos principais dificultadores é a falta de uma arquitetura de dados democrática por parte do estado. Para entender melhor este conceito levantamos seus requisitos :

  • Inteligibilidade: Os dados devem estar disponíveis à visão e entendimento de todos, sem precisar de uma consultoria específica.
  • Integrabilidade:  Os dados devem ser mutuamente integrados de forma que os diferentes campos de conhecimento não se isolem. 
  • Rastreabilidade: Os dados devem ser rastreáveis e ao menos um setor deve ser responsável por seja responsável por sua fonte, transformações e disponibilização final, seja bruto ou em insights. 
  • Escalabilidade: A arquitetura deve ser construída de forma que suporte o crescimento exponencial do volume de informação e consulta.
  • Confiança: A arquitetura deve prover confiança total dos dados disponibilizados, sem erros, atrasos ou perdas. 

Desenvolvimento de aplicações

Segundo um estudo, realizado em 2018 pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie

O Brasil é o 5º país em ranking global com maior tempo de uso de celulares nos países pesquisados, com a média de pouco mais de 3 horas por usuário por dia. 

A pesquisa também relacionou em um índice o crescimento do mercado de aplicativo com o crescimento da economia no país e o Brasil ficou em terceira posição. 

O crescimento do universo digital é um fato em nosso país, abrindo espaço para desenvolvimento de aplicações que colaborem na redução das desigualdades. 

Ainda que não tenha-se produzido nada específico para o tema de abordado neste texto, temos que reconhecer algumas iniciativas do governo que estão refletindo em mudanças no comportamento dos cidadãos como o rotativo digital, carteira de habilitação digital, carteira de trabalho digital, entre outros. 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma das tecnologias mais promissoras para as próximas décadas. 

Rodeada por mitos, muitos acreditam que esta ferramenta vai substituir as pessoas nos empregos, e, há quem diga que até dominar o mundo. 

Atuando no desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina, observo na tecnologia um potencial enorme para empoderar o ser humano e promover uma sociedade mais justa. 

As discussões em torno do uso da I.A. leva os pesquisadores a refletir sobre bem-estar social e os riscos associados ao uso indiscriminado da tecnologia.

No blog MLops.com.br escrevo textos explicando como operacionalizar projetos de Machine Learning de ponta a ponta.

O que temos feito? 

Caso você ainda não conheça, a Cooperativa de Trabalho Universidade Livre LTDA (UNILIVRECOOP) é uma instituição não governamental, de economia solidária, fundada em 2005, composta por uma equipe de pesquisadores que se identificam com as causas dos direitos humanos e sociais.

Atuamos junto a gestão pública produzindo diagnósticos, cursos, capacitações, pesquisas quanti – qualitativas personalizados às necessidades de cada órgão público. Entre alguns de nossos produtos podemos citar: 

  • Jogos pedagógicos com temáticas sociais;
  • Dinâmicas exclusivas; 
  • Criação de jingles e campanhas publicitárias;
  • Desenvolvimento de painéis para visualização de dados;  
  • Análise da rede de garantia de direitos;

Iniciamos esforços em áreas de engenharia e ciência de dados unindo tecnologia e análises sociológicas. 

Exemplo do tabalho desenvolvido pela Unilivre para o Estado de Minas Gerais

Conclusão

Espero com este artigo ter ajudado a compreender alguns aspectos sobre como a tecnologia pode ajudar no enfrentamento do trabalho infantil.

Acredito que iniciativas como a deste blog são imprescindíveis para colocar o tema em pauta a nossa sociedade e promover mudanças. 

Antes de finalizar deixo a reflexão:  

“Faça coisas difíceis enquanto ainda são fáceis e faça coisas grandes enquanto ainda são pequenas. Uma jornada de 100 milhas deve começar com um único passo” – Lao Tse

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão nosso contéudo. 

Forte abraço! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *