Músicas que denunciam o Trabalho Infantil que provavelmente irão te surpreender

musicas que denunciam o trabalho infantil

Muitos são os caminhos para se compreender e interpretar os fenômenos sociais, temas urgentes permeiam sempre as artes como forma de denúncia e resistência, o Trabalho Infantil é um exemplo disso quando pensamos em músicas. O fenômeno é uma triste realidade vivida por muitas crianças e adolescentes, principalmente nas periferias dos grandes centros urbanos. No rap, por exemplo, por se tratar de um estilo musical que se caracteriza pela crítica social e pela crônica do cotidiano das periferias, não é necessário ir muito longe para encontrar o tema do Trabalho Infantil, sendo denunciado nas letras.

Crianças e adolescentes nesse contexto se veem, frequentemente, expostos às piores formas de Trabalho Infantil, entre elas a exploração sexual e o tráfico de drogas. Neste cenário, o rap surge para lançar luz sobre o problema da violação dos direitos da infância. Alguns exemplos de rap’s que denunciam o Trabalho Infantil são:

  • Suburbano – Rappin Hood
“Com trem lotado e a marmita na mão
Olha o ambulante vendendo seus produtos
Paga 2 leva 3 e não se fala mais no assunto
Desce daí moleque você vai de machucar
Surfista de trem ofice-boy vai trabalhar”
  • Andar com Fé – Rincon Sapiência
https://www.youtube.com/watch?v=yFxQ9-6we9I
“Joga fora os ideais, construídos pelos nossos rivais
Um cagueta por perto jamais, ao redor só parceiro leais
Muito trampo e poucos reais, holerite, merreca no troco
Sem limite moleque quer mais, tendeu? Baguio ta loco”
  • Mundo Mágico de Oz – Racionais MC’s
“Aquele moleque, que sobrevive como manda o dia-a-dia
Tá na correria, como vive a maioria [...]
Queria que deus ouvisse a minha voz
E transformasse aqui num mundo mágico de oz [...]
Rezei para o moleque que pediu
Qualquer trocado, qualquer moeda
Me ajuda tio
Pra mim não faz falta, uma moeda não neguei
Não quero saber, o que que pega se eu errei”
  • Eu não pedi para nascer – Facção Central
“Minha mão pequena bate no vidro do carro
No braço se destacam as queimaduras de cigarro
A chuva forte ensopa a camisa, o short
Qualquer dia a pneumonia me faz tossir até a morte
Uma moeda, um passe me livram do inferno
Me faz chegar em casa e não apanhar de fio de ferro”
  • Aos olhos de uma criança – Emicida (Trilha sonora de “O menino e o mundo”)
“Miséria soa como pilhéria 
Pra quem tem a barriga cheia, piada séria
Fadiga pra nóis, pra eles férias
Morre a esperança E tudo isso aos olhos de uma criança
Gente, carro, vento, arma, roupa, poste
Aos olhos de uma criança”
  • Não é sério – Charlie Brown Jr.

Em muitas delas o Trabalho Infantil é denunciado na narrativa construída pelo compositor, por vezes são experiências rimadas em primeira pessoa, outras são histórias nas quais é possível identificar situações de Trabalho Infantil no cotidiano dos personagens, sempre em forma de denúncia.

Há ainda músicas que denunciam o Trabalho Infantil de maneira explícita e específica, como na música “Não é Sério” da banda Charlie Brown Jr., com a participação de Negra Li, gravada no álbum Transpiração Contínua Prolongada em 1997, na qual Negra Li canta:

"O que eu consigo ver é só um terço do problema
É o sistema que tem que mudar
Não se pode parar de lutar
Senão não muda
A juventude tem que estar a fim
Tem que se unir
O abuso do trabalho infantil, a ignorância
Faz diminuir a esperança
Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
Então deixa ele viver
É o que liga"

Vemos aí uma denúncia direta. Dito isso, o trabalhoinfantil.com.br buscou ir além do rap na investigação do tema, e separamos alguns exemplos de outras canções da Musica Popular Brasileira que também denunciam o Trabalho Infantil.

  • Elis Regina – Menino das Laranjas

Esta é uma música de Theo de Barros, gravada por Elis Regina no disco “Samba eu canto assim” (1965) intitulada “Menino das laranjas”. Nela nós temos três vozes, a do sujeito que observa o menino vendendo laranjas para sustentar a “mãe solteira”; a da mãe que manda o filho vender as laranjas; e a voz do próprio menino gritando e oferecendo sua mercadoria. São muitos os “Meninos das laranjas” que estão por aí gritando e oferecendo sua mercadoria.

  • Luhli – Baleiro

Esta é uma música de Luiz Carlos Sá, gravada por Luhli também em 1965. O cenário narrado descreve o cotidiano de uma criança que vende bala de coco e almeja um futuro melhor, contudo se vê impossibilitada de mudar sua realidade. Filho de mãe lavadeira e pai que trabalha na obra, ele “é pequeno e não tem bola, é criança sem escola, onde é que ele vai parar? Só no baleiro, na bala de coco…”.

Este é um ciclo vivenciado por muitas crianças e adolescentes que se encontram em situação de Trabalho Infantil. Impedidos de ir à escola ou ter momentos de lazer próprios da infância, estes se veem inseridos prematuramente no meio adulto, convivendo situações impróprias à infância, vulneráveis a diversos tipos de violações e impedidos de se formar e buscar uma efetiva melhoria na qualidade de vida.

  • Paulinho Moska e Lenine – Relampiano

Esta é uma música de Paulinho Moska e Lenine, gravada pelos mesmos no disco Contrasenso de 1997. A canção narra a vida de uma criança que, mesmo se expondo aos perigos na rua, ela não tem escolha, tem que estar sempre disposta a trabalhar. Faça chuva ou faça sol, deve estar sempre pronto. Pois a falta de oportunidades de estudo, alimentação e moradia o tornam carente de tudo.

A arte nos permite desvelar, na sutileza do ritmo, na harmonia das cordas, na vibração das batidas e dos tambores, o grito de denúncia e resistência que ecoa por todos os estilos musicais. Viva a arte, viva a música!

E você? Conhece outras músicas que também denunciam o Trabalho Infantil? Compartilhe conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *