10 coisas que você precisa saber para manter os estudos em tempos de isolamento social

estudos em isolamento social
estudos e educação em tempos de isolamento social

Em tempos de isolamento social, nada melhor do que aproveitar o tempo livre para melhorar o currículo e manter os conteúdos em dia.

Não atrase seus estudos. O estudo é a chave para o futuro.

Falando assim, parece simples né?

Sabemos que não é. Estes são tempos desafiadores que exigem mudanças na rotina de todos.

Aulas paralisadas, transformações na vida profissional, adaptações na forma de trabalhar, serviços suspensos por tempo indeterminado.

Estes são alguns dos efeitos do isolamento social que exigem versatilidade e sabedoria.

Isso sem falar da revolução tecnológica que vivemos.

A boa notícia é que existem maneiras de você se manter atualizado e organizado, adquirir conhecimento e de quebra ainda melhorar seu currículo em tempos de isolamento social.

Neste artigo você vai encontrar dicas, alternativas e técnicas que vão ajudar você a manter os conteúdos em dia sem precisar sair de casa.

cursos online educação em tempos de isolamento social

Se manter atualizado é muito importante, vivemos tempos em que a tecnologia evolui muito rapidamente, os métodos de adquirir e transmitir conhecimento estão cada vez mais dinâmicos, eficientes e interativos.

Confira agora 10 coisas que vão ajudar você a se organizar, manter os conteúdos em dia e melhorar seu currículo sem precisar sair de casa.

Dicas gerais para manter os estudos em tempos de isolamento social

  • 1. Estabeleça metas: Quais são os assuntos que ainda não estão muito claros em sua cabeça? Crie algumas metas (exercícios, leituras, etc.) para guiar os estudos diários;
  • 2. Crie uma rotina de estudos e amplie hábitos de leitura e pesquisa: O ideal é manter os estudos de modo contínuo, certo? Para isso, é preciso ter certa regularidade. Planeje seus dias e semanas para conseguir estudar todos os temas;
  • 3. Conte com a tecnologia: Aulas online e conteúdos digitais são extremamente bem-vindos. Recorra a vídeos e outros materiais para tirar suas dúvidas e encontrar referências;
  • 4. Organize os espaços e faça pausas regulares: Um espaço limpo pode fazer toda diferença em seu rendimento. E claro, depois de fazer muitos exercícios e ler muitas páginas, não esqueça de fazer uma pausa maior. O equilíbrio é fundamental para manter uma boa produtividade;

Algumas técnicas para estudar em tempos de isolamento social

  • 5. Técnica Kanban: Este é um método de gestão visual que utiliza cartões coloridos (post-its) para indicar o fluxo das atividades a serem realizadas. O fluxo vai mostrar as atividades a serem feitas, as que estão em andamento e as que já foram concluídas. Exemplo:
Técnica de estudos
  • 6. Fazer mapas mentais: Esta é uma técnica que tem como propósito potencializar a aprendizagem, favorecendo a memorização, organização e associação dos conteúdos. Com essa técnica, é possível criar um resumo que apresenta uma ideia central a partir da qual serão feitas outras associações. Utilize setas e cores para chamar a atenção para as ideias principais. Exemplo:
tecnica de estudos educação

Outra opção para quem quer investir nos estudos com Mapas mentais é o COGGLE. Dá uma conferida no link e aproveita as funcionalidades dessa ferramenta: https://coggle.it/

  • 7. Utilizar o Jamboard: Esta é uma ferramenta do Google (G Suite) que permite que você trabalhe com notas autoadesivas, imagens e escrita que podem auxiliar nos seus estudos. Ao baixar o aplicativo no smartphone, você acessa a ferramenta como uma lousa interativa para explorar sua criatividade e criar diferentes elementos.

Alternativas para manter os estudos em tempos de isolamento social

  • 8. Desfrute de revistas eletrônicas e sites de busca recomendados (Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Scielo…), assim você mantém seus conteúdos em dia com referências confiáveis;
  • 9. Caso esteja sem aulas, dê continuidade às atividades combinadas anteriormente em sala de aula por meio de aulas virtuais ou outros métodos de EAD, estes são métodos muito eficientes de manter a rotina e a interação junto aos outros alunos e professores;
  • 10. Faça cursos e capacitações online. São muitas as vantagens em fazer cursos online. Primeiramente você escolhe a ordem, ou seja, você faz o curso no seu ritmo, é mais prático. Outro ponto é o baixo custo e a grande variedade de cursos e opções disponíveis.
estudos e cursos online educação

Sobre os cursos online, não podemos esquecer de mencionar também que você faz provas somente quando está preparado, e mais, pintou alguma dúvida, é só dar replay quando quiser ou consultar o professor na hora.

A educação em tempos de isolamento social

Sabemos que o acesso à educação é um tema delicado e complexo que permeia as discussões sobre a desigualdade social no Brasil.

A tecnologia surge, nesse contexto, não somente como uma ferramenta para ampliar o acesso à educação, mas também contribui no combate à violação de direitos.

Veja, por exemplo, como a tecnologia pode ajudar no enfrentamento ao trabalho infantil, para entender melhor.

Voltando à educação, com a tecnologia móvel, a disseminação dos celulares levou a internet para a maioria da população.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 79,9% dos brasileiros vivem em lares com internet, fixa ou móvel.

Isso quer dizer que 166 milhões de brasileiros já têm algum acesso à rede. Mesmo na população vivendo abaixo da linha de pobreza, 65,9% têm internet em casa, seja móvel ou fixa.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, mais da metade da população adulta, com 25 anos ou mais, 52,6%, ainda não completou o ensino médio. O dado foi divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) de 2018.

Por isso, é muito importante apostarmos em alternativas para o acesso à educação, não somente em tempos de isolamento social, mas com o intuito de democratizar o conhecimento.

Não perca mais tempo, inscreva-se já em algum curso e conta pra gente aqui nos comentários! Bons estudos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *